Data de Alteração 29 de novembro de 2024
Resolução de litígios
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A União Europeia lançou um portal destinado a auxiliar os consumidores na apresentação de reclamações relacionadas a litígios em que estejam envolvidos. A NStorage fornece informações completas para permitir que os consumidores exerçam seu direito de apresentar uma reclamação a uma entidade oficial independente e imparcial. Se não ficou satisfeito com a compra de um produto ou serviço fornecido por nós, ou com a solução que oferecemos para resolver a situação, pode aceder a este portal oficial em https://ec.europa.eu/consumers/odr e registar sua reclamação.
Resolução Alternativa de Conflitos
A resolução alternativa de conflitos oferece aos consumidores a oportunidade de recorrer a entidades independentes para auxiliá-los na resolução ou orientação de disputas antes de tomar medidas legais nos tribunais. Em geral, o procedimento funciona da seguinte forma: os clientes solicitam a intervenção de um terceiro imparcial que atua como mediador entre eles e o comerciante alvo da reclamação. Esse mediador pode sugerir uma solução para a reclamação, impor uma resolução a ambas as partes ou facilitar um acordo entre elas.
Esse conceito de resolução alternativa de conflitos também pode ser conhecido por outros nomes, como mediação, conciliação, arbitragem ou comissão especializada em disputas de consumo.
A resolução alternativa de conflitos geralmente é mais acessível, menos formal e mais rápida do que o processo judicial tradicional.
A NStorage oferece informações sobre sites de algumas dessas entidades que podem ajudar os consumidores a apresentar seus argumentos:
CNIACC
CNIACC – Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos de Consumo
https://www.cniacc.pt/pt/TRIAVE
Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo do Vale do Ave/Tribunal Arbitral
http://www.triave.pt/CIAB
CIAB – Centro de Informação, Mediação e Arbitragem de Consumo (Tribunal Arbitral de Consumo)
http://www.ciab.pt/pt/